Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Definir o prazo para resgate é o primeiro passo quando se pensa em aplicação financeira

17/10/2016

Diferente do que se imagina, o melhor investimento não é aquele que tem, à primeira vista, o maior rendimento, mas sim aquele que é apropriado ao prazo do objetivo do investidor, segundo informações da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

​Três opções são apontadas pela entidade no momento em que o investidor for optar pela aplicação: curto prazo (até um ano), médio prazo (de um a 10 anos) e longo prazo (acima de 10).

Para os objetivos de curto prazo, é interessante aplicar em CDB e Tesouro Direto. Já para os de médio prazo, linhas como CDB, Fundo de Investimentos e também títulos do Tesouro Direto são bastante indicadas. No caso da Bolsa, o aconselhável é investir no máximo 20% do total dos recursos, isso em virtude de ser uma aplicação mais arriscada, pois depende do desempenho da empresa pela qual o investidor escolherá aplicar.

Segundo informações da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), o investimento em ações nesse momento de crise deve ser visto com cautela, pois com a retração econômica, os resultados das empresas pioraram.

O recomendado, pela entidade, é diversificar entre fundos e títulos do Tesouro lastreados pela Selic e inflação.

Veja

TAMBÉM

01/08/2016 CDB ou Poupança? Veja as vantagens de cada investimento
Para quem deseja investir, mas não quer correr muito risco, sempre surge aquela dúvida: CDB ou Poupança? Quem ainda não conhece muito sobre o mercado financeiro se perde com tantas informações que ouvem por aí.
01/08/2016 Como fazer o seu dinheiro trabalhar para você
Quem nunca sonhou em viver de renda? Ou pelo menos parcialmente dela? Embora este desejo faça parte dos ideais de muitas pessoas, na prática, fazer o dinheiro efetivamente trabalhar a seu favor não costuma ser uma tarefa tão simples assim.
25/08/2016 Comprar um segundo imóvel ou investir? Veja qual a melhor opção
Uma dúvida bastante recorrente para investidores que acumulam uma certa quantia de capital é: devo adquirir um imóvel ou aplicar o dinheiro em alguma instituição financeira?
29/07/2016 Confira sete vantagens de investir a longo prazo
Muitas pessoas consideram os investimentos de curto prazo como a melhor opção. Isso porque, ficam receosas em deixar o dinheiro “trancado” por um longo período de tempo, não podendo sacar o montante caso seja necessário. Com esse pensamento, a maioria opta por alocar o seu dinheiro na poupança.
04/08/2016 Entenda as diferenças entre investimentos pré e pós-fixado
Conheça mais sobre essas duas formas de investimento e aprenda a obter a melhor rentabilidade nas suas aplicações.
30/08/2016 Por que não vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança?
A escolha mais popular na hora de guardar as economias é a poupança. Entretanto, ela não é mais uma boa opção para manter o seu dinheiro seguro e rendendo. Isso porque, em um ano, ela rendeu apenas 7%, não vencendo a inflação. Quer entender melhor porque não vale a pena deixar o seu dinheiro na poupança? É isso o que veremos a seguir.
02/08/2016 Qual é o melhor investimento para o longo prazo?
Confira algumas opções de investimento a longo prazo para obter melhores rentabilidades e garantir um futuro financeiramente confortável.
04/10/2016 Que tal inovar e aplicar em CDB ainda em 2016?
Ainda estamos no mês de outubro, mas a exemplo de 2016, as projeções econômicas para 2017 não são nada animadoras. Economistas já preveem que o desemprego permanecerá crescendo, assim como as taxas de juros.
01/09/2016 Tudo o que você precisa saber para começar a investir
Neste texto vamos abordar, de forma simples e didática, o que é um investimento, a diferença entre investimentos de alto risco e de baixo risco, o que o Banco Central aborda sobre o FGC (Fundo Garantidor de Créditos), quais cobram imposto de renda ou não e quais são os investimentos mínimos. Em suma, vamos abordar tudo o que você precisa saber para começar a investir.