Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Como funciona o empréstimo consignado?

Paraná Banco

Para algumas pessoas, uma boa forma de complementar a renda em determinados momentos em que o orçamento está apertado é fazer um empréstimo — e o consignado é um deles, dentre tantas outras opções. Mas como funciona o empréstimo consignado?

Neste post, trouxemos todas as informações para que você entenda de vez o que é, como funciona e como fazer o seu. Quer saber mais? Acompanhe o post!

Como funciona o empréstimo consignado?

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

Simule seu Empréstimo Consignado no Paraná Banco

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

Essa modalidade de empréstimo é pessoal, ou seja, é destinada para pessoas físicas, como você. A grande diferença desta para outras é que seu pagamento é feito diretamente por meio do contracheque ou do INSS do contratante. Como assim? A gente explica:

O valor da parcela mensal acordada na contratação do empréstimo é descontado mensalmente do salário do colaborador ou do benefício recebido p'+elo INSS, em caso de aposentados ou pensionistas.

No entanto, vale ressaltar que o valor dessa parcela não pode ultrapassar 30% do total da renda, de forma a garantir que o orçamento do contratante não seja comprometido pelo empréstimo e, assim, as dívidas não se tornem uma bola de neve.

Quais as vantagens?

Por ter esse desconto automático, a menor burocracia já é um grande ponto a favor — além, claro, de prevenir que o contratante esqueça de pagar uma parcela e, por isso, precise arcar com juros.

Outro ponto interessante é que sua contratação é facilitada, uma vez que a análise de crédito já leva em consideração o valor total do salário ou da aposentadoria, do qual o empréstimo será descontado.

Além disso, essa modalidade conta com uma das menores taxas no mercado e, por contar com prazos mais longos (algumas instituições financeiras podem oferecer até 120 meses para a quitação), ajuda o contratante a se estabilizar financeiramente.

Quem pode fazer?

Como o consignado depende do desconto em folha, o contratante precisa ser aposentado ou pensionista pelo INSS, funcionário público (federal, estadual ou municipal), militar das Forças Armadas ou funcionário de uma empresa privada (desde que esta tenha convênio com alguma instituição financeira que ofereça essa modalidade de empréstimo).

Como funciona a aprovação e a liberação do crédito?

Para solicitar seu empréstimo consignado, é bem simples: basta apresentar RG, CPF, comprovante de residência e contracheque ou número do benefício do INSS. Em geral, não é necessário ser correntista do banco para conseguir fazer o consignado.

Após isso, a instituição analisará sua solicitação e sua renda e, por ter a garantia de recebimento, a liberação do valor em conta corrente, indicada por você, deve acontecer rapidamente. Vale ressaltar que algumas instituições permitem a contratação de forma 100% online, o que lhe ajuda com menor burocracia e maior agilidade para conseguir o valor necessário.

Como vimos ao longo deste post, o empréstimo consignado pode ser uma ótima solução para conseguir passar por cima de imprevistos ou até mesmo aproveitar alguma oportunidade de investimento, como empréstimo do valor de entrada para a aquisição de um imóvel, uma vez que sua contratação e liberação é bem rápida.

Gostou de saber como funciona o empréstimo consignado? Então agora aproveite para conhecer suas principais vantagens!