Compartilhe nas redes sociais

Robô-investidor: entenda o que é e se vale a pena utilizar« Voltar

Investimentos
Robô-investidor: entenda o que é e se vale a pena utilizar

Mecanismo tem sido cada vez mais procurado por investidores, mas traz vantagens e desvantagens; entenda

Quando se trata de investimentos, a informação sempre foi uma das armas mais importantes para a tomada de decisão. Com a intensificação do uso de tecnologia no dia a dia, ferramentas como o robô investidor se tornaram capazes de coletar dados e transformá-los em relatórios para análise.

Em linhas gerais, é dessa forma que podemos definir os “robôs-investidores” ou “robôs advisor”, uma tendência que está em alta no setor financeiro. Porém, esqueça dos robôs da ficção científica, com braços e pernas e aparência humana. Aqui, falamos de softwares avançados capazes de reunir informações, processá-las e sugerir decisões.

Robô trader: o que você precisa saber antes de usar

Para que um robô advisor seja eficiente, é preciso que ele seja munido de informações sobre o seu perfil de investidor. Aqui no blog do Paraná Banco Investimentos, nós já falamos em artigos anteriores sobre a importância de ter especialistas orientando seus investimentos pelo simples fato de que nenhum investidor é igual a outro.

No caso dos robôs, a lógica é similar. Ainda que a ferramenta funcione igual para todos, a análise do que é mais indicado varia de acordo com os parâmetros configurados. Em outras palavras: o que é bom para um investidor com perfil mais agressivo de maior capital disponível não é necessariamente a melhor indicação para quem tem perfil conservador e não quer se expor a maiores riscos.

A principal vantagem dos robôs é a capacidade de analisar grandes volumes de informação em menos tempo. Isso significa que, enquanto um especialista levaria algumas horas para analisar uma a uma as opções disponíveis no mercado, o sistema consegue fornecer um resumo em questão de segundos.

Quem trabalha é o robô, mas quem decide é você

Diferentemente do que muitos podem imaginar, um robô-investidor não é uma espécie de “gênio infalível”. Eventualmente, é possível configurá-lo para que ele tome decisões de forma automática a partir de parâmetros pré-estabelecidos, mas a palavra final no negócio é sempre sua.

Traduzindo: um robô-investidor fará no computador exatamente aquilo que você faria se tivesse a mesma capacidade analítica de uma máquina. A diferença é que ele fará isso em menos tempo e poderá automatizar decisões mais simples. Além disso, com robôs não há cansaço nem hesitação, assim como também não há intuição.

À medida que o sistema faz mais ações, ele também se torna mais afinado com os seus interesses. Por exemplo: se em dez situações similares o robô percebe que em nove você toma a mesma decisão, então ele pode interpretar isso como uma tendência ou probabilidade de acerto e, com isso, repetir o comportamento sempre que possível.

Robô-trader: vantagens e desvantagens

A comodidade para operar no mercado financeiro é uma das principais vantagens que esse tipo de sistema proporciona. Enquanto ele está operando, você pode se dedicar a outras tarefas, sem que haja a necessidade de passar o dia todo diante do computador. Além disso, robôs fazem análises frias e sem influência psicológica, o que significa que esses fatores não impactarão as suas operações.

Porém, há também desvantagens. As sugestões dadas por um robô são baseadas em informações, ou seja, em um histórico. Como lucros passados não significam lucros futuros, se você não fizer ajustes ou não for orientado por um especialista, pode ser que essa decisão hoje não seja o melhor dos caminhos.

Com relação aos riscos, eles permanecem os mesmos: não se trata de uma solução mágica. Você poderá ganhar ou perder, como ocorreria se estivesse operando manualmente.

Robô advisor: uma ferramenta nas mãos de especialistas

Por tudo o que já dissemos acima, é importante que você tenha consciência de que um robô advisor é uma ferramenta. Ele não substitui a figura do especialista em investimentos, mas sim oferece a ele mais subsídios de análise para que decisões mais assertivas possam ser tomadas. Esse sistema de inteligência artificial é capaz de montar e gerir carteiras de investimentos diversificadas a partir do perfil do investidor e seus objetivos financeiros, incluindo variáveis como prazo e capital disponível para investir.

Assim, além de simplificarem o trabalho operacional, os robôs advisor permitem que você tenha mais subsídios para tomar decisões mais eficazes sobre onde investir o seu dinheiro. Na prática, os benefícios se aplicam tanto a pequenos quanto a grandes investidores.

Portanto, apesar de facilitarem o trabalho operacional, os robôs-traders não dispensam o conhecimento e a análise técnica humana por trás da operação.

É justamente por isso que buscar orientação junto a instituições financeiras sólidas, como é o caso do Paraná Banco Investimentos, continua sendo tão importante. A análise do perfil de cada investidor continua sendo um elemento-chave para se obter sucesso nos investimentos.

Entre em contato com a equipe de especialistas do Paraná Banco Investimentos e descubra quais são as melhores oportunidades para você, de acordo com seu perfil. Será um prazer orientá-lo para que você possa ter acesso às melhores alternativas de rendimento do mercado.