Blog para Investir

Investimentos

Onde investir? 4 mitos e verdades sobre o assunto

Onde investir? 4 mitos e verdades sobre o assunto

Atualizado em 26/07/2022 às 12:20

Banner da noticia Onde investir? 4 mitos e verdades sobre o assunto

Compartilhe


Se você conseguiu acumular recursos ao longo da sua carreira profissional, é normal querer saber onde investir esse dinheiro para que ele possa garantir um futuro tranquilo para você e sua família, não é mesmo?


Por vezes, a pessoa até tem consciência da importância de fazer aplicações financeiras, porém, não consegue colocar esse propósito em prática devido a uma série de dúvidas. Por exemplo, é normal o indivíduo não saber como investir no mercado de ações, não conhecer os diversos produtos da renda fixa, não ter embasamento para comparar ativos etc.


Dessa maneira, há quem prefira contentar-se com o baixo rendimento da caderneta de poupança ou, então, arriscar o capital em aplicações que não estão de acordo com o perfil de investidor.


Para que você não caia nesses extremos e saiba onde investir seu dinheiro com eficiência, apresentamos em seguida 5 mitos e verdades sobre esse assunto. Acompanhe!


1. Investir em grandes bancos pode não ser boa ideia


Verdade! Muitas pessoas têm conta corrente em grandes bancos comerciais e, por terem esse vínculo com a instituição, resolvem fazer investimentos nelas mesmo. O problema dessa atitude é que nem sempre eles oferecem uma boa rentabilidade para os ativos.
Como guardam o dinheiro de muitos clientes, esses bancos não precisam pegar recursos fora para oferecer crédito. Devido a essa facilidade, eles não se sentem obrigados a proporcionar uma alta taxa de retorno, por exemplo, superior ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).


Se você ainda não sabe, o CDI é uma das principais referências para a rentabilidade dos investimentos de renda fixa pós-fixados. Em geral, ele segue de perto a taxa básica de juros (Selic), que é definida pelo Banco Central.
Quando a pessoa não avalia corretamente o local onde investir, ela corre o risco de pagar pelo chamado custo de oportunidade. No caso das aplicações em grandes bancos, o investidor deixa de ganhar mais em outros ativos. Assim, o trabalho do dinheiro aplicado é pouco eficiente.


Além disso, grandes bancos costumam cobrar altas taxas de administração nos fundos de investimento. Com isso, parte considerável da rentabilidade é retirada para o pagamento desses custos.


2. Aplicar em bancos médios é arriscado


Mito! Como não têm tantas agências quanto as grandes instituições, os bancos médios precisam captar recursos dos investidores para poderem oferecer crédito em maior escala. Como forma de atrair as pessoas, eles costumam proporcionar rentabilidades significativas, que chegam a superar os 100% do CDI.


Ainda assim, muita gente sente desconfiança em investir nas instituições de médio porte, por temer a perda de dinheiro. Contudo, esse receio não se justifica. Sabe por quê? Tanto os grandes bancos quantos os médios têm a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).


Tal espécie de seguro serve para reembolsar o investidor, em até R$ 250 mil por pessoa, caso a instituição não consiga honrar os compromissos financeiros ou venha à falência. O FGC cobre investimentos como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), entre outros.  

3. Ouvir indicações de amigos sobre investimentos é mais confiável


Mito! Se você não sabe como aplicar na bolsa de valores, uma opção seria pegar umas dicas com algum amigo ou parente, certo? Na verdade, talvez essa não seja uma boa escolha. Por mais que tais pessoas sejam confiáveis, é possível que elas não tenham a capacidade técnica para oferecer a você a orientação mais adequada.
Por sinal, lembre-se de que a responsabilidade em relação aos seus investimentos será sempre sua. Logo, se algo vier a dar errado mais tarde, não adianta querer culpar terceiros, entende?


Por isso mesmo, uma decisão vantajosa para o seu desempenho no mercado financeiro é investir primeiramente na sua educação financeira. Com isso, você passa a ter mais embasamento para escolher os ativos mais adequados para a sua realidade.  


4. Investir por meio da internet a custo zero é possível


Verdade! Até pouco tempo, era comum o investidor ter que pagar uma taxa de administração em grande parte das aplicações de renda fixa. Hoje em dia, isso ainda acontece com os fundos de investimento.
Mesmo assim, é possível investir a custo zero. No Paraná Banco, por exemplo, você pode abrir uma conta de investimento pela Internet, seja pelo site ou pelo aplicativo. Com isso, você pode ter acesso a vários tipos de aplicação, como CDB de liquidez diária, que não têm cobrança de taxa de administração.


Como você pôde perceber, avaliar criteriosamente onde investir é muito importante para se fazer um uso eficiente do dinheiro aplicado. Com isso, você aproveita as oportunidades do mercado financeiro sem se expor a riscos exagerados. Caso contrário, aplicar por achismo ou para seguir uma simples tendência do momento pode custar caro para o seu bolso

Assine a newsletter Paraná Banco Investimentos e receba conteúdos exclusivos:

Veja também

WhatsApp iconWhatsApp icon